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1 em cada 4 saltenses estão inadimplentes, segundo Serasa

Em janeiro de 2025, um levantamento feito pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA junto ao Serasa identificou que existem 40.158 saltenses com dívidas. As dívidas negativadas dos contribuintes somaram R$ 267,9milhões e o ticket médio por inadimplente é de R$ 6.762,49. Em média, cada dívida tem valor de R$ 1.860,78.

O valor total da dívida cresceu R$ 12 milhões em relação ao mês de dezembro de 2024, quando a dívida total representava R$ 255 milhões. O ticket médio por dívida, porém, teve uma pequena variação, crescendo apenas R$ 14.

Bancos e Cartões de Crédito são os dois principais motivos de endividamento no Estado de São Paulo, responsáveis por 29,5% dos débitos. Contas básicas de água, luz e gás respondem por 27,6% das dívidas. Chama atenção também que 19% das pessoas estão com dívidas junto a instituições financeiras.

Segundo o Serasa, a maioria das dívidas da população no Estado de São Paulosão de no máximo R$ 100. A maioria dos devedores desconhece que têm estes débitos atrasados em seu nome e, quando sabem, não imaginam que a negociação pode ser feita por um valor abaixo do esperado.

Ação

Numa ação especial do Dia do Consumidor, a Serasa está enviando alertas pelos canais oficiais da empresa aos moradores do estado a notificação da inadimplência. Milhares destes débitos têm esse valor reduzido devido aos descontos especiais que estão sendo oferecidos por 1.456 empresas que aderiram ao Feirão Limpa Nome. Marcas como Febraban, Correios, Caixa Federal, Banco do Brasil, Procon, Sabesp e outras instituições conhecidas de todos os brasileiros se uniram em mutirão para conter a inadimplência do país, que superou os 74 milhões de CPF, segundo o mais recente Mapa da Inadimplência.

Como saber se tem dívida com desconto

A partir dos canais oficiais do Serasa, os alertas acontecem via e-mail, SMS e push, direcionando os consumidores com débitos de até R$100 para negociação via WhatsApp da empresa. A Serasa reforça também a importância de checar os ícones de verificação para garantir a veracidade dos contatos.

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