Cidades

Interligadas

Jovem saltense é aprovado em sociedade de pessoas com alto QI

O estudante saltense Joaquim Queiroz Oliveira, de apenas 8 anos, foi aceito no Mensa, a associação internacional de pessoas de alto Quoeficiente de Inteligência (QI). Ele faz parte de um seleto grupo de duas mil pessoas no Brasil que fazem parte dessa sociedade. Aluno do Colégio Prudente de Moraes, Joaquim foi diagnosticado com QI de 136 pontos. Para se ter uma ideia, um QI médio no Brasil é de 87 pontos.

Segundo a mãe do jovem, Daniela Queiroz, em alguns pontos, como raciocínio lógico, Joaquim atinge um QI de 140. “Ele tem apenas 8 anos, mas seu desenvolvimento cognitivo é de um adolescente de 16 anos”, disse, em conversa com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA.

Em conversa, Daniela explicou que a descoberta das habilidades do filho ocorreu em uma avaliação neuropsicológica. “Buscamos a avaliação pois percebemos uma dificuldade atencional no Joca. Então buscamos a avaliação pois suspeitávamos de Transtorno de Déficit de Atenção e, para nossa surpresa, durante a avaliação foi descoberto a superdotação. E agora tendo contato com outros pais de superdotados, descobrimos que a dificuldade atencional é devido a eles perderem o interesse em assuntos considerados fáceis, por esse motivo acaba ficando desinteressante”.

Após receber o laudo de QI elevado, a mãe do jovem, estimula os talentos do filho, com oficinas e aulas disponibilizadas pela Mensa, além de estar se preparando para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Mas, ela não quer que ele deixe de fazer coisas que crianças fazem. “É importante deixar claro que ele é uma criança, então é tratado como tal, tem o tempo dele de brincar e interagir com outras crianças. Ele não sofre a pressão de ser um gênio, até porque seria utopia, o que nós buscamos é que ele se desenvolva da melhor forma para a vida dele”, afirmou.

Como se mede o QI

O Quociente de Inteligência, ou simplesmente conhecido por QI, se refere a uma medida padronizada da capacidade cognitiva de uma pessoa, estipulada cientificamente a partir de testes. A medição é realizada por testes baseados em um conjunto de tarefas, verbais ou não-verbais, em que são exigidos tipos particulares de comportamentos. Com o resultado, é preciso interpretá-lo. Pessoas com QIentre 115 e 129 são considerados acima da média; de 130 a 144, essas pessoas são superdotadas; e, acima de 144, são gênios.

COMPARTILHE