Os prefeitos de Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itu assinaram na terça-feira (6) a retomada das obras da barragem do Ribeirão Piraí. A reunião do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi) aconteceu na sede da Prefeitura de Cabreúva.
A ordem de serviço foi assinada pelos prefeitos Geraldo Garcia (PP), de Salto; Noemi Bernardes (Podemos), de Cabreúva; Dr. Custódio (MDB), de Indaiatuba; e Herculano Passos (Republicanos), de Itu. As obras da primeira etapa da construção da represa devem ser iniciadas nos próximos dias. O lançamento da pedra fundamental terá a presença o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A obra da Barragem do Piraíestava paralisada devido ao encontro de uma espécie ambientalmente protegida. O Ibama solicitou um plano de trabalho de medidas para mitigar os impactos ambientais da obra, como a preservação de espécies vegetais e animais de grande relevância ecológica.
A barragem, que será construída na divisa de Itu e Salto, terá capacidade para armazenar 9,7 bilhões de litros de água e beneficiará os municípios de Itu, Salto, Indaiatuba e Cabreúva. A obra é considerada essencial para garantir o abastecimento hídrico da região.