Uma idosa de 73 anos foi vítima de extorsão e sofreu um prejuízo de R$ 14.300,00. Segundo relato, ela teria contratado uma pessoa — ainda não identificada pelas autoridades — para realizar um suposto “trabalho espiritual” com finalidade amorosa. No entanto, após o primeiro contato, passou a ser ameaçada e pressionada a realizar novos pagamentos.
De acordo com a vítima, o primeiro pagamento, no valor de R$ 300, foi feito de forma voluntária. Porém, logo depois, a suposta prestadora do serviço passou a exigir quantias adicionais, sob ameaça de “mandar os macumbeiros pegarem ela”, caso não efetuasse os depósitos.
Assustada com as ameaças, a aposentada fez diversas transferências entre os dias 5 e 13 de maio. Ainda segundo o boletim de ocorrência, atendentes de uma casa lotérica chegaram a alertar a idosa sobre a possibilidade de estar sendo vítima de um golpe, mas, mesmo assim, ela prosseguiu com os pagamentos.
A situação só veio à tona quando a aposentada pediu dinheiro emprestado a familiares — algo que, segundo eles, não era habitual. Após ser questionada, ela contou o que estava acontecendo, percebeu que estava sendo chantageada e decidiu procurar a Delegacia de Polícia para registrar o caso.