O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024, encerra-se em 30 de maio. E até o momento, 16.975 saltenses ainda não enviaram a declaração à Receita Federal. O número equivale a aproximadamente 36% da população.
Até as 23h59min59seg do dia 20 de maio, segundo a Receita Federal, foram entregues 29.419 declarações por residentes em Salto. São esperadas cerca de 46.394 declarações ao todo no prazo.
Entre os que já entregaram a declaração, 45,4% optaram pela declaração pré-preenchida. A opção está acessível para quem possui conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
A Receita Federal explicou que o número não representa a quantidade de contribuintes e sim de declarações a serem entregues, incluindo as retificadoras. Em 2024, a expectativa era de receber 42.577 declarações no prazo e foram recebidas 43.291 declarações.
Além dos grupos legalmente prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de moléstia grave e professores, também têm preferência na restituição os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e/ou indicarem chave Pix com CPF. O primeiro lote será pago em 30 de maio, seguido por outros quatro até o fim de setembro.
Quem deve declarar
Os contribuintes que receberam mais de R$ 33.888 em 2024 têm que declarar o Imposto de Renda este ano. No caso da atividade rural, são computados os rendimentos totais acima de R$ 169.440. Também devem declarar, aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributados ou tributados exclusivamente na fonte com soma superior a 200 mil reais.
Outra situação é a de quem apurou ganhos de capital sujeitos ao pagamento de imposto, inclusive aqueles que optaram por elevar o valor de seus imóveis no ano passado, antecipando o imposto com alíquota menor. Essa opção ocorreu apenas em 2024.
Os contribuintes que operam em bolsas de valores, que voltaram a residir no Brasil em 2024, que possuem bens acima de 800 mil reais, que venderam e compraram imóveis residenciais sem ter que pagar imposto; também tem que apresentar a declaração.