A cidade de Salto possui 2.149 pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA), o que corresponde a 1,6% da população local. As informações são do “Censo Demográfico 2022: Pessoas com Deficiência e Pessoas Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – Resultados preliminares da amostra”, divulgado na sexta-feira (23) pelo IBGE.
Em todo o Brasil, são 2,4 milhões de pessoas com TEA, o que representa 1,2% da população brasileira.Entre os grupos etários, a prevalência de diagnóstico de autismo foi maior entre os mais jovens: 2,1% no grupo de 0 e 4 anos de idade, 2,6% entre 5 e 9 anos, 1,9% entre 10 e 14 anos e 1,3% entre 15 e 19 anos. Esses percentuais representam, ao todo, 1,1 milhão de pessoas de 0 a 14 anos com autismo.
Os resultados do Censo mostram ainda que em Salto, mais de 9 mil pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência, o que representa 6,8% da população. Os idosos com 60 anos ou mais são a maior parcela desse grupo de pessoas com deficiência permanente.
Entre as principais deficiências apontadas estão a dificuldade em enxergar e andar ou subir escadas. A prevalência de deficiência aumenta de acordo com a idade. Nos grupos de idosos com mais de 90 anos, mais da metade deles possui algum tipo de deficiência.