A fila de espera por vagas em creches de Salto conta, atualmente, com 606 crianças. A informação foi divulgada pela secretária de Educação, Fernanda Barbutto, durante uma reunião de prestação de contas da pasta, realizada na sexta-feira (13).
Segundo a secretária, quando a atual gestão assumiu, a demanda reprimida era de 131 alunos. No entanto, com as novas inscrições realizadas no início deste ano e a quantidade limitada de vagas disponíveis, a fila ultrapassou os 600 nomes.
Essa fila poderá ser reduzida em breve, já que as obras da creche do bairro Laguna, que estavam paralisadas, devem ser retomadas na próxima semana. O prefeito Geraldo Garcia (PP) conseguiu, junto ao Ministério da Educação, recuperar um recurso de quase R$ 1 milhão, o que permitirá o pagamento à empresa responsável pela construção. “Na próxima semana já poderemos continuar realizando os pagamentos para que a obra seja retomada. Este ano, entregamos. Serão pelo menos 188 vagas”, destacou Fernanda.
O Plano Plurianual (PPA) prevê ainda obras de ampliação das creches do Nair Maria e das unidades anexas aos Cemus VI e XV. Ainda em outubro deste ano, devem ser iniciadas as obras da creche do Jardim das Constelações e da Escola em Tempo Integral no Residencial Barnabé, ambas financiadas com recursos do Novo PAC, do Governo Federal. A previsão, porém, é de que essas unidades sejam entregues apenas em 2027.
Além disso, a Prefeitura também aderiu ao Novo PAC para a construção de uma creche no bairro Cecap. O Poder Público agora aguarda a aprovação do projeto.