A Câmara de Vereadores de Porto Feliz decidiu na última semana pela abertura de uma comissão processante que irá investigar uma possível quebra de decoro parlamentar da vereadora Lúcia de Fátima Caballero, a Lu Caballero (União Brasil). A comissão deve analisar discussões envolvendo a vereadora, nas quais teria proferido ofensas contra colegas de parlamento.
Conforme informações do Portal Região em Notícias, Lu Caballero teria chamado outros vereadores de “idiotas e palhaços”, após pedirem adiamento do projeto de lei 21/2025 – de sua autoria e que previa instituir no município de Porto Feliz, o banco de ração.
A comissão tem de apresentar um relatório sobre a conduta da vereadora dentro de 90 dias. Se forem comprovadas as denúncias, a Câmara precisará dos votos favoráveis de oito dos onze vereadores para que ela seja cassada.
A vereadora já teria se envolvido em outros episódios na Câmara de Vereadores, em 2024 e no início deste ano. Recentemente, ela chamou o vereador Luís Antônio Gutierre Ruiz (MDB), o Teko, de “cafajeste”, “sem-vergonha” e “vagabundo”.
Em Salto
Em Salto, uma situação parecida envolvendo a vereadora Luzia Vidal (PSB) também está sendo analisada pela Comissão de Ética. Ela ofendeu um cidadão durante uma audiência pública, chamando-o de “idiota” e “retardado”. Entidades e o próprio cidadão ofendido se manifestaram de forma oficial na Câmara.
A vereadora já se envolveu em outra polêmica neste ano e foi investigada pelo acúmulo ilegal de funções por parte da vereadora e professora. Como punição ela recebeu a penalidade de “censura verbal” prevista no Código de Ética da Câmara de Salto.