O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estará em Salto na quarta-feira (27), com sessões de cinema ao ar livre e gratuita. A atração estará no Campo de futebol do Jardim Marília, a partir de 18h30.
Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Robô Selvagem”. A entrada e a pipoca são gratuitas, e os filmes contam com recursos de acessibilidade. Em caso de chuva, o cinema será instalado na E. E. Maria Tereza Guimaraes de Ângelo (Rua Pirassununga, 235, no Jardim Marília).
Essa é a 7ª edição do CineSolar, viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL, realização da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras tem cinema – e quando tem não são passeios tão acessíveis -, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.