Um macaco sagui, infectado com febre amarela, foi encontrado morto em uma via pública na região dos bairros Jardins Imperador e Soberano. Segundo a Prefeitura de Salto, foi realizada necropsia no animal e a amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz, onde o exame foi confirmado reagente para febre amarela.
Diante desta situação, a Prefeitura de Salto está realizando uma ação de prevenção de saúde pública para evitar o contágio humano. Entretanto, até o momento, nenhum caso de febre amarela em humano foi confirmado na cidade.
A ação que está sendo feita inclui intensificar a vacinação na cidade e, além disso, uma nebulização foi realizada no local onde o sagui foi encontrado, com o intuito de eliminar o mosquito transmissor da doença.
A vacinação contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Salto, de segunda à sexta-feira, para pessoas a partir de 6 meses a 59 anos não vacinadas. Além disso, crianças de até 5 anos precisam de 2 doses, idosos e gestantes podem se vacinar após uma avaliação médica.
Por fim, quem recebeu a dose fracionada, já pode se vacinar com a dose completa. Para se vacinar basta comparecer a uma unidade de saúde com um documento com CPF e a carteira de vacinação.