Cidades

Interligadas

Saae realiza fechamento dos reservatórios em horários pontuais para recuperação dos níveis de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto está fechando, durante o período da tarde, onze reservatórios da cidade para a recuperação dos níveis de água. A medida segue sendo realizada, até pelo menos este domingo (14), e os reservatórios são fechados às 13h e reabertos às 19h.

Ao todo, a medida está sendo realizada em onze reservatórios, são eles: Centro, Santa Cruz, Hospital, Jardim Cidade, Icaraí, Santa Marta, Imperial, Jurumirim, Bela Vista, Monte Serrat e Haras Paineiras.

O superintendente do Saae, Ângelo Piva, conversou com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA e explicou que esses fechamentos pontuais dos reservatórios são importantes para que os níveis de água sejam recuperados.

“Esse período de estiagem, com pouca chuva e o dia mais quente, há um consumo maior de água, então precisamos fechar por um período para reabastecermos o reservatório para que a gente possa ter uma distribuição igualitária de água, se não a parte mais baixa do bairro acaba recebendo água por um período maior do que o pessoal da parte de cima”, explicou o superintendente.

Ângelo Piva explicou também que, essa medida que está sendo feita no momento, ainda não se caracteriza como racionamento. “Os níveis dos mananciais estão começando a baixar, mas ainda não é um racionamento, porque seria por um período maior. Nós estamos fazendo apenas um controle para que todo mundo consiga receber água por um período do dia”.

Além disso, uma das soluções para a falta de água na cidade será a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedra Branca, também conhecida como ETA Barnabé, que deve começar a realizar o tratamento de água no final deste ano ou início do próximo, segundo o superintendente.

“Saindo também a ETA do Barnabé (ETA Pedra Branca), serão mais 100 litros de água por segundo para tratamento e vai aliviar muito mais. Pegamos, por exemplo, a região do Nações, que hoje possui um consumo muito grande. Nós vamos conseguir trazer essa água do Barnabé para o Nações e aí o que mandamos para o Nações vamos poder deixar de mandar e usar para abastecer o resto da cidade”, explicou.

“As pessoas precisam usar água com consciência e evitar ao máximo o desperdício e pensando, principalmente nessa época, em não desperdiçar água em hipótese alguma”, finalizou.

COMPARTILHE