Cidades

Interligadas

Como foi o voto na PEC da Blindagem dos deputados mais bem votados em Salto

Foto: Kaio Magalhães

Como foi o voto na PEC da Blindagem dos deputados mais bem votados em Salto

Um dos projetos que mais ganharam destaque nos últimos dias foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo até mesmo a execução de mandados de prisão. A chamada PEC da Blindagem foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O texto-base foi aprovado por 353 parlamentares, enquanto 134 deputados votaram contra o projeto, e houve uma abstenção. Entre os dez candidatos mais bem votados em Salto nas eleições de 2022 e que foram eleitos, seis votaram contra a PEC, enquanto quatro votaram a favor.

O deputado Maurício Neves (PP), que teve 3.436 votos (o mais votado na cidade entre os eleitos), foi favorável à PEC. Também votaram a favor os deputados Kiko Celeguim (PT), Bruno Ganem (Podemos) e Celso Russomanno (Republicanos).

Já os deputados Delegado Bruno Lima (PP), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Arlindo Chinaglia (PT), Kim Kataguiri (União Brasil) e Sâmia Bonfim (PSOL) votaram contra a PEC.

Os deputados Ricardo Salles e Eduardo Bolsonaro, que também figuram entre os mais votados em Salto e foram eleitos, não participaram da votação.

A PEC da Blindagem estabelece que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente se a Câmara ou o Senado autorizarem a abertura de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), no prazo de até 90 dias após a apresentação da denúncia, independentemente do tipo de crime.

Casos de prisão em flagrante por crimes inafiançáveis, como homicídio e estupro, também passam a exigir autorização da Casa Legislativa à qual pertence o parlamentar, em até 24 horas após a detenção.

O projeto agora segue para o Senado e, se aprovado, processos judiciais envolvendo parlamentares, seja por desvio de emendas ou outros crimes, só poderão ser julgados pelo STF com autorização do Congresso Nacional.

Os votos dos deputados mais bem votados em Salto:

Mauricio Neves (PP): 3.436 votos – SIM

Kiko Celeguim (PT): 2.789 votos – SIM

Delegado Bruno Lima (PP): 1.562 votos – NÃO

Guilherme Boulos (PSOL): 1.457 votos – NÃO

Tabata Amaral (PSB): 1.444 votos – NÃO

Arlindo Chinaglia (PT): 1.369 votos – NÃO

Kim Kataguiri (União): 1.256 votos – NÃO

Bruno Ganem (Podemos): 1.028 – SIM

Celso Russomano (Republicanos): 848 – SIM

Sâmia Bonfim (PSOL): 822 – NÃO

COMPARTILHE