Na tarde desta segunda-feira (22), Salto e cidades da região foram atingidas por fortes chuvas e ventos, que provocaram diversas ocorrências. Em Salto, a chuva causou a queda de pelo menos 57 árvores, além de interromper o fornecimento de água e energia em vários bairros.
Uma árvore caiu na Rua 23 de Maio, no Centro, e atingiu três carros que estavam estacionados. Outras árvores também caíram na região central, incluindo uma nas proximidades da Ponte Estaiada.
Os ventos fortes destruíram telhados de galpões industriais na Estrada do Jurumirim, além de estruturas da Paróquia Santa Cruz e do Centro Comunitário do bairro, entre outros pontos da cidade.



Falta de água e energia
O abastecimento de água foi comprometido e diversos bairros ficaram sem fornecimento nesta segunda-feira (22). Em resposta ao jornal Primeira Feira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que, nesta terça-feira (23), alguns bairros continuavam mais afetados, entre eles toda a Região Noroeste, o Jardim das Nações e o Jardim Panorama.
Segundo o Saae, a falta de energia elétrica e as intermitências que ainda persistem em algumas áreas de Salto impedem a captação, o tratamento e a distribuição da água de forma adequada.
A autarquia informou ainda que, por volta das 9h desta terça-feira (23), a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) restabeleceu o fornecimento de energia na ETA João Jabour. Com isso, a expectativa é que o abastecimento de água seja gradualmente retomado ao longo da tarde, à medida que os reservatórios recuperem seus níveis para reabertura.
Posteriormente, a equipe da CPFL seguiu para os bairros Jardim das Nações e Jardim Panorama. Um gerador foi instalado no Reservatório Panorama para retomar o bombeamento de água. No Jardim das Nações, o reservatório também deve ser reaberto ao longo do dia.
O Saae orienta que a população utilize a água de forma consciente e informa que emergências podem ser comunicadas pelo telefone 0800 7796 300.
Quanto à falta de energia, diversos bairros foram atingidos, como Vila Progresso, Jardim das Nações, Jardim Planalto, entre outros. A Prefeitura de Salto foi questionada sobre quantos bairros foram afetados, se a situação persistia em alguma região na manhã desta terça-feira (23) e qual a previsão para normalização total do serviço. No entanto, até o momento, não enviou respostas.



Região
Em Porto Feliz, a fábrica da Toyota foi atingida e parte do local foi destelhada durante a forte chuva. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, que representa os trabalhadores da unidade, pelo menos metade do telhado do galpão de produção foi destruído.
Além disso, destroços feriram cerca de 30 trabalhadores, embora, a princípio, sem gravidade.
Em Itu, diversas árvores caíram — algumas na Praça do Carmo, na Vila Nova, no Jardim Novo Itu, entre outros bairros. Além disso, vários bairros também foram afetados pela falta de água e energia, e a situação persistia em muitos locais até a manhã desta terça-feira (23).