Cidades

Interligadas

Indaiatuba tem doação de sangue e cadastro de medula óssea neste sábado

Neste sábado (27) a Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Hemocentro de Campinas, realiza mais uma campanha de doação de sangue. Além disso, em virtude do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado no dia 20, haverá um cadastro para doação de medula óssea também.

O evento acontece no prédio da Fiec, das 8h30 às 11h, mas é preciso retirar uma senha para fazer a doação. A senha deve ser retirada a partir desta quinta-feira (25) no site.

Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes, câncer, doenças hematológicas ou do sistema imunológico.

Já para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Os menores de 18 anos precisam de um consentimento formal dos responsáveis.

Para doar não é preciso estar em jejum, basta evitar ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação. Além disso, quem teve sintomas gripais, resfriado ou infecção com febre nos últimos 14 dias não pode doar, assim como portadores de sífilis, malária ou doença de chagas, alcoolista crônico ou que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

Fumantes precisam evitar o cigarro duas horas antes e duas horas após a doação. Além disso, quem tenha realizado endoscopia há menos de seis meses ou tenha sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis também não podem doar.

COMPARTILHE