Segundo dados coletados pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, divulgados no Diário Oficial de Salto, mais de 700 crianças não foram matriculadas, em 2025, nas unidades de Educação Infantil. Isso representa que 20,51% das crianças de 0 a 3 anos não estão sendo atendidas e fazem parte de uma lista de espera.
As informações fazem parte do Plano Municipal da Primeira Infância, divulgado no dia 3 de outubro. Conforme os dados da Secretaria de Educação, são 2.945 alunos matriculados, entre berçário, e maternal I, II e III. A lista de espera conta com 760 nomes.
A meta da Secretaria é assegurar o atendimento na Educação Infantil para pelo menos 75% das crianças. Em resposta à reportagem do PRIMEIRAFEIRA, a Administração Municipal disse que vem buscando alternativas para atender a demanda reprimida e garantir o atendimento às crianças dentro das possibilidades estruturais. “Apesar dos esforços da gestão, ainda enfrentamos desafios relacionados à alta demanda por vagas, especialmente em determinadas regiões do município, o que por vezes resulta em um maior tempo de espera”.
Ainda conforme o Executivo, as principais ações para reduzir a lista de espera são: a inauguração da nova Creche Municipal do bairro Laguna, que está em fase final de conclusão; a construção da Creche Constelações e a chamada antecipada da lista de espera do berçário para o ano de 2026.
Ainda conforme o Plano Municipal da Primeira Infância, o objetivo é garantir que, até 2034, todas as unidades disponham de espaços pedagógicos acessíveis, que propiciem brincadeiras em contato com a natureza. Além disso, a Secretaria de Educação quer ampliar a equipe de profissionais para atender a demanda educacional de crianças com deficiência ou algum transtorno.