Cidades

Interligadas

Saae emite nota de esclarecimento sobre odor na água

Diante de relatos de consumidores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) emitiu na segunda-feira (20) uma nota de esclarecimento sobre a qualidade da água distribuída para o cidadão saltense.

Na nota, a autarquia informou que a água fornecida está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde e que toda água que chega às residências passa antes por um rigoroso acompanhamento de sua qualidade feito por laboratório interno, da própria autarquia, e externo.

Segundo o Saae, a situação ocorreu devido o retorno das chuvas, causando o desprendimento de matéria orgânica do fundo dos ribeirões, acumulada durante o tempo seco e que essa matéria orgânica revolvida é arrastada para a área de captação e acaba chegando à ETA. Com a aplicação de cloro durante o tratamento de desinfecção da água, uma reação química entre o cloro e essa matéria orgânica em excesso produz na água um cheiro característico, mas que, desde que controlado, é inofensivo à saúde.

O Saae disse que redobrou o monitoramento da água e diante de qualquer indício de risco à saúde pública, paralisaria imediatamente a distribuição.

COMPARTILHE