A Rodovia Santos Dumont (SP-75) está recebendo a instalação de radares de velocidade. Até o momento, dois equipamentos foram instalados em Salto, no km 41 e no km 46, ambos no sentido Norte (Indaiatuba). Entretanto, os radares ainda não estão em funcionamento.
A instalação está sendo realizada pela concessionária Via Colinas, que administra o trecho que liga Sorocaba a Campinas. Em resposta ao PRIMEIRAFEIRA, a concessionária informou que a instalação dos radares deverá ser finalizada até o fim de outubro.
Além dos dois radares em Salto, outros três estão sendo instalados em Indaiatuba, sendo eles: no km 52+400 sentido Norte; km 52+800 sentido Sul; e 46+800 sentido Sul.
A Via Colinas informou que, após a finalização da instalação, os equipamentos serão aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e, com os laudos emitidos, a documentação será encaminhada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).
O DER-SP é responsável pela análise e posterior publicação no Diário Oficial do Estado. Nessa publicação será informado a data em que os radares entrarão em operação.
“A medida resulta de estudos técnicos que identificaram os locais adequados para instalação dos equipamentos, com o objetivo de reduzir a prática de excesso de velocidade e, por consequência, os sinistros de trânsito”, informou a concessionária.