O 31º Festival de Artes de Itu começa na quinta-feira (30) e segue até o dia 9 de novembro com uma extensa programação com diversas atrações gratuitas. O festival inclui palestras, exposições, apresentações teatrais, oficinas de dança e muito mais.
Confira a programação completa:
30/10 (quinta-feira):
Das 18h às 22h, no auditório da Educação: Seminário Desenvolvimento Profissional para Artistas e Criativos: Estratégias, Comunicação e Oportunidades com os palestrantes George Vilches e Cyntia Margareth. O evento terá ainda apresentações com o multi-instrumentista José Euclésio e a exposição “Orações Coladas” da artista plástica Sofia Lemos.
31/10 (sexta-feira):
Às 18h, na Igreja Bom Jesus: Missa de abertura do 31º Festival de Artes de Itu (Cerimonial de Abertura) e concerto com o Sexteto da Assatemec.
01/11 (sábado):
Às 19h, no auditório da Educação: Espetáculo teatral “É por isso que o Brasil tá assim” – NósMesmos
02/11 (domingo)
Às 10h, CEU: Oficina prática de dança e expressão corporal com o coreógrafo residente – Associação de Dança Faces Ocultas (Salto). O evento é limitado a 15 pessoas e as inscrições devem ser feitas no link.
Às 16h, Praça da Matriz: Espetáculo teatral “Três porcos” – A Próxima Companhia, em parceria com o Sesc Sorocaba.
Às 17h, no auditório da Educação: Espetáculo de dança “Meu Brasil Brasileiro” – Coletivo Corpo + Mambo Amani Companhia de Dança + Valeria Membrive Escola de Dança
Às 20h, no auditório da Educação: Espetáculo de dança “Viver é melhor que sonhar” – Associação de Dança Faces Ocultas.



03/11 (segunda-feira)
Às 15h, na EMIA: Oficina Confecção de Instrumentos Musicais com Instrumentos Alternativos – Rafael Losilla Bagdonavicius. O evento é voltado para professores e agentes culturais e é limitado para 30 pessoas. Os interessados devem se inscrever no link.
Às 19h, na EMIA: Oficina de teatro “Improvisação, Criatividade e Humor” – Jogos Teatrais e Improvisação com os atores Christian Hilário e Juliano Mazurchi – NósMesmos. A oficina é voltada para jovens com no mínimo 15 anos de idade e é limitada a 20 pessoas. As inscrições devem ser feitas no link.
04/11 (terça-feira)
Às 16h, na EMIA: Oficina Como se expressar em colagens de imagens de palavras – Sofia Lemos e Felipe Vilicic. A classificação é 16 anos e o evento é limitado a 15 pessoas. Os interessados precisam se inscrever no link.
Às 19h, no Museu FAMA: Espetáculo “Vida Boa” – Circo.
Às 19h, no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano/USP: Concerto de piano – Leonardo Isaac.
05/11 (quarta-feira)
Às 16h, na EMIA: Oficina de canto com abordagens práticas – Clovis Português da Silva Junior. A oficina é limitada a 25 pessoas e a classificação é 16 anos. As inscrições devem ser feitas no link.
Às 19h, no auditório da Educação: 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil – Exibição do filme Ladri Di Bicicletti (drama), em parceria com a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo.
Às 19h, na EMIA: Workshow “Música é água” Democratização da Música Instrumental – Performance Musical e Interação com o Público em um Workshow – In’form Música e Arte – Música.
Às 19h, no Espaço Coletivo Corpo: Oficina de Forró. O evento é limitado a 20 pessoas e para participar é preciso ter no mínimo 15 anos de idade e se inscrever no link.
06/11 (quinta-feira)
Às 19h, no Teatro Assatemec: Espetáculo teatral “Muro de Sam” – Catarsis (Arte para infância e juventude).
07/11 (sexta-feira)
Às 16h, na EMIA: Oficina de criação de narrativas cênicas – Aline Iglesias (Cia do Ralo). A oficina é limitada a 14 pessoas e as inscrições devem ser feitas no link.
Às 19h, no auditório da Educação: Espetáculo teatral “É tudo família” – Catarsis (Arte para infância e juventude).
08/11 (sábado)
Às 11h, no CEU: Espetáculo teatral “Brun, Blaà” – Catarsis (Arte para infância e juventude).
Às 15h, na Melhor Idade: Oficina de conversa sobre o Trem do Pantanal – Rariz Cultural (Marcelo Ribeiro Brum). Para participar do evento é preciso ter no mínimo 50 anos de idade e se inscrever no link.
Às 17h, no Coreto da Praça da Matriz: Sobre todos os Trilhos da Terra – Show de Viola Caipira e Gaita – Rariz Cultural (Marcelo Ribeiro Brum e Micaela Cássia Gomes Santos).
Às 19h, no auditório da Educação: Espetáculo teatral “Praga” – CIA do Ralo.
Às 20h, na Igreja do Carmo: Concerto Didático – Paisagens musicais de Itu no século XIX, Elias Álvares Lobo e Miguelzinho Dultra – Conjunto Lira Brasileira.
09/11 (domingo)
Às 10h, saída CILA: Oficina em formato de caminhada fotográfica pelo Centro Histórico de Itu – Viviane Aranha.
Às 11h, na Igreja da Matriz: Grupos de músicas antigas – Luteconsorte + Corda Toda.
Às 14h, no Ginásio de Lazer e de Esportes Titi: Oficina de Break Dance com o arte educador Preto F – O Poder Transformador do Hip Hop. O evento é limitado a 40 pessoas e para participar é preciso ter no mínimo 6 anos de idade e se inscrever no link.
Às 15h, no Ginásio de Lazer e de Esportes Titi: O poder transformador do Hip Hop o show – Matalaia, Marcela Reis, DJ Kurts e o MC Alternativo x com Músicas Autorais.
Às 18h, no auditório da Educação: Oficina Vivência Teatral – Antes do espetáculo “Remetente Gandhi” – Pelo Mundo Companhia de Teatro. As inscrições devem ser feitas no link e é preciso ter entre 7 e 12 anos para participar. Além disso, o evento é limitado a 20 crianças.
Às 19h, no auditório da Educação: Espetáculo teatral “Remetente Gandhi” – Pelo Mundo Companhia de Teatro.
30/10 a 09/11
No CILA: Projeto: 415 – Artista Plástica – Viviane Aranha – Exposição Fotográfica de 415 Imagens de Números de Residências da Cidade de Itu
Aplicação de Lambe Lambe em Muros da Cidade
Projeto: Liturgia de Rua – Artista Plástica – Sofia Lemos
Colagem inédita em duas versões: Colagem em formato de lambe lambe em um outdoor 9m x 3m da cidade e 15 lambes da referida colagem inédita em tamanho A2 – colados em 15 pontos da cidade.