Cidades

Interligadas

Itu confirma primeiro óbito por febre maculosa em 2025

A Secretaria de Saúde de Itu confirmou o primeiro óbito em decorrência da febre maculosa neste ano. A vítima era uma mulher de 25 anos e faleceu no dia 28 de setembro.Itu registrou, em 2025, dois casos de febre maculosa.

A Secretaria de Saúde de Itu foi questionada se a vítima esteve próxima ao Parque de Lavras, em Salto, local com risco de contaminação para febre maculosa, entretanto, a secretaria respondeu que, durante o atendimento, não foi informado à equipe de Saúde.

Salto

O Parque de Lavras segue interditado temporariamente em decorrência dos óbitos por febre maculosa. Em Salto, até o momento, foram quatro mortes confirmadas, sendo três moradores de Salto e outra vítima, um homem, que morava em Salesópolis e foi contaminado durante um passeio noParque de Lavras.

Para se prevenir da febre maculosa as orientações são: evitar caminhar ou sentar-se em locais com vegetação alta; utilizar roupas claras, calças compridas e botas, mantendo as barras das calças por dentro das meias; fazer uma inspeção completa no corpo e nas roupas após visitar áreas com mato ou próximas a rios; e caso encontre um carrapato preso à pele, remova-o cuidadosamente com uma pinça e procure atendimento médico imediatamente.

COMPARTILHE