A cidade de Salto aparece em uma posição de destaque no ranking nacional de recuperação de áreas degradadas, conforme divulgado em abril pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento integra o pilar de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia a capacidade das unidades federativas de conservar e restaurar o meio ambiente com base em dados do Map Biomas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com 0,47% de área recuperada, o município ocupa a 30ª colocação dentre os 418 municípios brasileiros avaliados, com população acima de 80 mil habitantes. O resultado aponta uma evolução de Salto no quesito, já que no levantamento anterior a cidade estava na 227ª colocação. No ranking regional, Salto está numa posição ainda melhor: 16º lugar.
O indicador leva em conta a razão entre a área recuperada e o território total de cada município. Na prática, quanto maior o percentual, maior o avanço na restauração.
Na liderança do ranking nacional está a cidade de Redenção (PA), com recuperação de 1,47% de área degradada. Entre as melhores do país e a segunda melhor do Estado de São Paulo está Itu, que ocupa a 8ª colocação do ranking nacional, com 0,88% de recuperação, quase o dobro de Salto. Indaiatuba está na 81ª colocação, com 0,29%.