Sediado oficialmente em Salto, o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi) agora tem, de fato, um espaço físico, na sede da Prefeitura de Salto. O local é ocupado pela superintendente do Conirpi, Vanessa Kuhl. Embora seja servidora da Prefeitura de Indaiatuba, ela realizará as atividades do consórcio na cidade de Salto.
Além disso, o Conirpi terá um novo presidente ainda em janeiro. Os prefeitos que compõe o consórcio vão realizar uma assembleia nas próximas semanas para escolher o nome que substituirá a atual presidente, a prefeita de Cabreúva, Noemi Bernardes (Podemos).
Segundo o prefeito de Salto, Geraldo Garcia (PP), a nova presidência terá um papel muito importante. “Temos a missão de concluir até dezembro a primeira etapa das obras da Barragem do Piraí e o desafio é conseguir recursos para a segunda etapa”, afirmou.
A previsão é que a primeira fase das obras da barragem seja concluída até o final de 2026. Já para a segunda fase, são estimados um investimento de R$ 150 milhões, os quais os prefeitos envolvidos já se articulam para conseguir junto à deputados e aos governos federal e estadual.