Cidades

Interligadas

Indaiatuba terá doação de sangue neste sábado

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Hemocentro de Campinas, realiza uma campanha de doação de sangue neste sábado (27). A doação acontece no prédio da Fiec, das 8h30 às 11h, mas é preciso retirar uma senha para fazer a doação pelo site.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Os menores de 18 anos precisam de um consentimento formal dos responsáveis e, para realizar a doação, não é preciso estar em jejum, basta evitar ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação.

Além disso, quem teve sintomas gripais, resfriado ou infecção com febre nos últimos 14 dias não pode doar, assim como portadores de sífilis, malária ou doença de chagas, alcoolista crônico ou que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

Fumantes precisam evitar o cigarro duas horas antes e duas horas após a doação. Além disso, quem tenha realizado endoscopia há menos de seis meses ou tenha sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis também não podem doar.

O prédio da Fiec fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina, Indaiatuba.

COMPARTILHE