O Gandini Centro Tecnológico, em Salto, anunciou um investimento de R$ 57 milhões para dobrar sua capacidade de atendimento do laboratório para testes veiculares e atender à demanda do mercado automotivo brasileiro.
O laboratório veicular, que é reconhecido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza testes de emissão de gases, consumo de combustível e emissões evaporativas, em veículos a gasolina, flex, diesel e híbridos, além de eficiência energética para homologações de veículos elétricos.
Com este novo investimento, o Gandini Centro Tecnológico passará de uma média de 1.200 testes anuais para 2.400 ciclos completos de homologação veicular. A previsão é que a ampliação seja concluída em maio de 2027.
O novo investimento será destinado à duplicação da área de teste do laboratório, com a criação de uma célula de testes totalmente nova e completa para veículos de quatro rodas e de duas rodas. O projeto consiste em novo dinamômetro AVL, mesma marca da atual, sistema de análise de gases, particulados, aldeídos, álcool não queimado, opacidade, bem como consumo de combustível e eficiência energética.
Além de equipamentos de emissões, serão ampliadas as áreas de condicionamento e anexas, permitindo elevado fluxo de veículos para atendimento não somente a homologações, mas também aos ensaios COP, de conformidade de produção, exigidos semestralmente para veículos com vendas superiores a 1.000 unidades. O investimento possibilitará ainda o alinhamento às mais novas normas EURO/WLTP e ensaios de motocicletas.