Cidades

Interligadas

Academia Saltense de Letras elege Marilena Matiuzzi como sua nova presidente

A advogada Marilena Matiuzzi foi eleita a nova presidente da Academia Saltense de Letras para o biênio 2024/2026. A eleição aconteceu no sábado (4) e ela substituirá, a partir de junho, a professora universitária Anita Liberalesso Neri.

Além de Marilena Matiuzzi, também foram eleitos Romeu Bicalho como vice-presidente, Antônio Carlos Valini como primeiro secretário, Raquel Ferraro como segunda secretária, Valter Berloffa como tesoureiro, Eloy de Oliveira como diretor de Comunicação e Mércia Falcini como diretora de Relações Acadêmicas.

Em seu primeiro discurso como presidente, Marilena Matiuzzi disse que dará continuidade aos projetos colocados em prática por sua antecessora e afirmou que o objetivo principal da nova diretoria é colocar a Academia de Letras como partícipe da vida da comunidade e como agente de transformação pela literatura.

“Vivencio literatura desde que me conheço por gente. Sempre amei a literatura, os bons livros, ler, falar sobre eles, escolher, enfim, é parte da minha vida esse envolvimento”, afirmou. Ela destacou que gosta demais dos clássicos, mas é aberta aos novos talentos e, entre os gêneros literários, gosta mais da boa poesia.

Depois da eleição da nova presidente e dos outros membros da diretoria, os acadêmicos votaram entre os escritores Alexandre Costa e Wilson Roberto Caveden, que se inscreveram por edital para ocupar a Cadeira de número 24, cujo patrono é o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.

Entretanto, nenhum dos dois foi eleito porque, de acordo com as regras do estatuto da entidade, o eleito deveria receber a maioria simples dos votos, o que significa a maioria dos presentes no momento da votação. Como havia 22 acadêmicos na reunião e um dos candidatos recebeu nove votos, o outro oito e cinco votos foram anulados, não se atingiu o quórum necessário. Um novo edital deve ser aberto em breve.

COMPARTILHE