Cidades

Interligadas

Agosto de 2025 foi o mais seco dos últimos 6 anos em Salto

O mês de agosto terminou no último domingo com apenas 5,1 mm de chuva na cidade de Salto, segundo os dados coletados pelo posto pluviométrico da ETA Bela Vista. O volume equivale a menos de 15% do esperado para todo o mês, conforme a média histórica dos últimos 30 anos.

Além disso, foi o mês de agosto menos chuvoso dos últimos seis anos na cidade. Em 2020, choveu 36,8 mm no mês; em 2021, 26,3 milímetros; em 2022, a medição marcou 33,9 mm de chuvas em agosto na cidade; em 2023, 20,3 e, no ano passado, 41,9 milímetros.

A estiagem preocupa o Saae pela queda gradual dos níveis dos mananciais ao longo das semanas sem chuva e também pelo aumento natural do consumo de água devido ao tempo seco e calor. “O Saae e a Prefeitura de Salto estão monitorando e atentos ao impacto da estiagem na captação de água bruta, assim como os efeitos dela na sustentação dos reservatórios de cada região”, explicou a autarquia.

E a previsão para o mês de setembro é de mais tempo seco. Na primeira quinzena, há expectativa de apenas um pequeno volume de chuva a partir do dia 12. Até lá, os dias devem permanecer quentes e com algumas nuvens.

COMPARTILHE