A Liga Desportiva Saltense (Lidesa) decidiu na quarta-feira (7) pela eliminação das equipes do Ajax e São Lino do Campeonato Amador da Série B, por conta da confusão generalizada entre os atletas das equipes na primeira partida da semifinal, realizada no sábado (3). As equipes também perderam o acesso à Série A da competição em 2025.
Os cinco jogadores relatados pela arbitragem na confusão foram suspensos de qualquer competição organizada pela Lidesa por 720 dias.
A decisão da organizadora da competição foi baseada no artigo 46 do regulamento assinado por todas as equipes, que diz: “em caso de expulsão por agressão física à comissão de arbitragem, adversários ou a quem quer que seja, dentro dos limites do local da realização da partida, o integrante envolvido (…) será eliminado da partida, do campeonato e de todos os eventos organizados pela Lidesa pelo período de 720 dias. (…) O clube responsável pelo atleta punido (…) será eliminado em caso da fase de mata-mata”.
Com isso, ficam com a vaga na Série A, o Santo Antônio e o Vila Roma. Vila Norma e 100 Migué também estão garantidos na primeira divisão.
A Lidesa deve se posicionar em breve sobre a decisão da competição, que será realizada entre Vila Norma e 100 Migué. Embora as equipes ainda tivessem de cumprir o segundo jogo da semifinal, é provável que voltem a se enfrentar outras duas vezes, sem qualquer vantagem para um dos lados.