Cidades

Interligadas

Apesar do ‘Outubro Rosa’, pacientes têm de aguardar cerca de 4 meses para consulta com ginecologista

Secretaria de Saúde pede que seja procurado o Setor de Acolhimento da pasta para verificar cada caso e diz que contratou mais médicos para atender a demanda

Leitoras e internautas que acompanham o PRIMEIRAFEIRA reclamaram que estão com dificuldades para realizarem consultas de rotinas e preventivas com ginecologistas na rede municipal. Isto porque, uma consulta com especialista dessa área, está demorando cerca de quatro meses em várias clínicas de saúde da cidade.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura foi questionada sobre a demora no atendimento médico, especialmente de ginecologistas, já que outubro foi um mês voltado à prevenção do câncer de mama e de colo do útero e contou com a campanha mundial “Outubro Rosa”. A pasta orientou que as pacientes devem entrar em contato através dos canais de atendimento da Secretaria de Saúde para que cada demanda seja verificada pelo WhatsApp do Setor de Acolhimento da Saúde (11) 97185-9850, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Uma paciente, que é atendida pela Clínica do Nações, ouvida pelo PRIMEIRAFEIRA, contou que está aguardando há mais tempo ainda que a média das demais. Ela está desde março esperando para ser atendida pela ginecologista da unidade, mas a consulta dela será somente em dezembro. “Ao todo ficarei nove meses aguardado para conseguir essa consulta”, reclamou a paciente.
Outras duas pacientes que são atendidas pela Clínica Moutonnée também questionaram sobre as ações que foram feitas no mês de outubro. Elas estão desde agosto aguardando uma consulta com Ginecologista e só serão atendidas em dezembro também. “Várias ações sendo feitas para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, mas para passarmos com um ginecologista demora no mínimo quatro meses”, disse uma das pacientes.
Essa paciente, que preferiu não se identificar, disse à reportagem do PRIMEIRAFEIRA que não são somente nas consultas com ginecologistas que se está demorando para se obter vaga. Segundo ela, há outras especialidades nas quais o tempo de espera é ainda maior. “A saúde na cidade só piorou. Tentei marcar oftalmologista e me informaram que está demorando mais de um ano para conseguir vaga. Estou desde setembro do ano passado aguardando para realizar o exame de Densitometria Óssea e vou fazer somente agora em novembro. Estou há mais de um ano aguardado para um exame”.
Até mesmo as consultas com clínico geral, cuja oferta de médicos é maior, estão demorando para serem agendadas na Clínica Moutonnée. Um paciente agendou no início deste mês uma consulta com clínico geral e só será atendido no dia 20 de dezembro. “Preciso de um encaminhamento para outra especialidade, mas só pela consulta com o clínico geral já vou aguardar quase 3 meses. Já imagino que para o especialista terei que esperar ainda mais”, lamentou o paciente.
Em reposta ao PRIMEIRAFEIRA, a Secretaria informou que contratou mais três médicos ginecologistas através de concurso público e que, além dessas contratações, existem os médicos de Saúde da Estratégia que também fazem os atendimentos.
Em relação à Clínica Nações Unidas que atenderá pacientes do Jardim das Nações e de bairros próximos, a Secretaria informou que a obra está dentro do cronograma e que a previsão é que a nova clínica seja inaugurada no próximo ano.

COMPARTILHE