A Secretaria de Educação, em resposta ao jornal PRIMEIRAFEIRA, informou que já resolveu os problemas em ventiladores e de colchões rasgados em creches do município, denunciados pelo vereador Cícero Landim (PL).
Segundo o parlamentar, as crianças estariam encarando o forte calor sem ventiladores, já que a maioria deles estaria quebrada. Além disso, colchões utilizados para a soneca dos bebês, estavam rasgados após vistoria feita por ele nas creches do Jardim Independência e do Jardim das Nações.
O vereador também criticou a falta de comando nas unidades escolares, algumas delas sem qualquer responsável presente. “Estive, a pedido de algumas Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) na creche do Jardim Independência. Chegamos (junto do assessor parlamentar) por volta das três da tarde, com 35 graus e nos deixaram 30 minutos esperando. Depois chegou a ADI dizendo que não conseguiu falar com ninguém e por isso nos permitiu entrar”.
No caso da creche do Jardim Independência, o vereador criticou o grande número de ventiladores quebrados, deixando crianças e profissionais encarando o calor sem qualquer alternativa de refresco. “De todos os ventiladores, pelos menos 60% estavam quebrados. E mais. Tem sala que precisaria de três ou quatro ventiladores. E os que não estavam quebrados, viravam só para um lado. E não tinha um responsável pela escola”.
Já na creche do Nações, os problemas eram os colchões utilizados para os alunos dormirem. “Depois fomos na creche do Jardim das Nações, um calor terrível, e existiam 34 crianças para duas ADIs cuidarem. No horário de dormir, a maioria dos colchonetes rasgados preenche toda a sala e (as ADIs) ainda têm de levar algumas criancinhas para o pátio”, contou, citando ainda a falta de espaço físico para os alunos.
Em relação aos ventiladores, a Secretaria de Educação disse que os problemas foram reparados no dia seguinte à visita do vereador. “A direção do Cemus II verificou, fez reparos e trocas por ventiladores novos em janeiro em suas unidades de extensão, deixando tudo em perfeito funcionamento, porém, como estava sem alunos a utilização era mínima. Quando voltaram às aulas e com o aumento excessivo da temperatura houve alguns que pararam de funcionar. A direção abriu ordem de serviço junto a empresa terceirizada para verificação e conserto desses aparelhos. Um dia após a visita do vereador a empresa chegou na creche para averiguar e solucionar essa questão”, informou.
Sobre a creche Nações, a Secretaria Municipal da Educação recebeu, no início do mês, um lote de colchonetes que estão sendo distribuídos para as unidades escolares que necessitam da troca. “A creche Nações receberá 60 colchonetes”, informou.