Local passa por reformas e havia risco para os frequentadores porque as obras estavam no telhado, que não tem laje, mas o restante será feito com a operação normal daqui para frente
O secretário de Cultura da Prefeitura, Oséas Singh Júnior, informou ao PRIMEIRAFEIRA que a Biblioteca Municipal voltará a funcionar normalmente aos sábados a partir já deste final de semana. O local ficou fechado para o público apenas nos dias 23 e 30, os dois últimos sábados, mas ostentou no período aviso na entrada de que ficaria fechado aos sábados por tempo indeterminado.
O PRIMEIRAFEIRA noticiou o fechamento na sua edição online, informando a razão alegada pela Prefeitura, a de fazer reformas, embora essa informação não constasse no aviso. “O que está sendo noticiado como problema, é, na verdade, um avanço. Não é possível mexer no telhado (não tem laje) sem pôr em risco a vida das pessoas que frequentam o local, por isso foi escolhido o sábado, que tem o menor horário de funcionamento e o menor fluxo de pessoas”, disse o secretário.
Ele afirmou que o fechamento nos dois últimos sábados não prejudicou ninguém, porque o balanço de uso da biblioteca dos últimos quatros meses mostra retirada zero ou muito próxima disso nos sábados e frequência de no máximo 15 pessoas em média. “Mesmo assim (com o fechamento), dia 30 a biblioteca abriu para o sarau Ter Arte”. Singh Júnior afirmou ainda que os eventos agendados ocorrerão normalmente, com exceção da exposição de fotografias que havia no local, pois existia risco de manchar as fotos. “Mas foi oferecido um novo espaço para a expositora”.
Em relação ao aviso, o secretário reconheceu que ele não estava com todas as informações e disse que mandou retirá-lo. Para ele, é preciso valorizar o avanço das reformas que eram necessárias e não o fechamento. As reformas consistem em conserto do telhado, pintura interna de paredes e teto geral (reconstrução das partes com infiltração), reforma do portão lateral e pintura de toda estrutura metálica externa também. Singh Júnior disse que a reforma do telhado termina nesta sexta-feira (6), que era o que exigia o fechamento por segurança. Depois, a pintura dependerá do período chuvoso ou não, mas a biblioteca não fechará mais, pois se isolam a parte da pintura e se faz por etapas.
“Não sei precisar há quanto tempo não se reformava, o que sei dizer é que homenagearam o Valderez (Antônio Bérgamo Silva, ex-secretário de Cultura de Salto) e não puseram o nome dele na fachada do prédio, o que foi feito por nós. Logo que assumimos, uma chuva forte fez perder toda coleção de filosofia, arrumamos o telhado de maneira emergencial e recompusemos a coleção de livros. Os pontos de infiltrações na parte interna do teto e elevador estamos arrumando agora, com emenda impositiva”, disse.