Na mesma semana em que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, colocou em funcionamento o Reservatório Donalísio, que abastecerá cerca de 2 mil famílias, a autarquia sofreu um furto no Booster Trabalhadores, que afetou o abastecimento de quatro reservatórios da cidade.
O Reservatório Donalísio, que se localiza na Rua Nove de Julho na esquina com a Rua Lírio, entrou em funcionamento na quinta-feira (29) e com isso ampliou o abastecimento e a segurança hídrica para cerca de 2 mil famílias que residem nos bairros Porto Seguro, Independência I e II, Santa Lúcia, Condomínio Esplanada e arredores.
O novo reservatório possui duas células, superior e inferior e possui capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água.
Já na madrugada de sábado (2), a autarquia sofreu um furto no Booster Trabalhadores, casa de bombas responsável pela transferência de água até o Reservatório Jardim Cidade, que afetou o abastecimento não somente deste reservatório, mas também dos reservatórios Santa Cruz, Santa Marte e Imperial, que recebem água do Reservatório Jardim Cidade. Por conta disso, cerca de 28 bairros tiverem seus abastecimentos afetados.
Em resposta ao PRIMEIRAFEIRA, a autarquia informou que o seu sistema de segurança será reforçado para inibir novos crimes desse tipo. “Será feita a instalação de fechaduras eletrônicas e a conexão remota das câmeras de vigilância dos seus prédios a um monitoramento em tempo real, dentre outras medidas que já estão sendo tomadas”, informou em nota.
Além disso, a autarquia solicitou também que, além do suporte das autoridades policiais, o Saae conta com a ajuda da população para proteger esses equipamentos, avisando a Guarda Civil Municipal sempre que notar alguma movimentação suspeita próxima a um reservatório, casa de bombas, estações elevatórias e outros.