Cidades

Interligadas

Após pódio na França, Giovanna Martins supera lesão com foco em ultramaratona no RJ

De volta à cidade de Salto após uma temporada na França, a atleta saltense Giovanna Martins trouxe na bagagem um de seus mais importantes troféus. A quarta colocação na prova de 40 quilômetros do Ultra Trail du Mont Blanc, a mais importante competição de corrida de montanha do mundo.
Giovanna foi a melhor sul-americana e, consequentemente, a melhor brasileira na distância, terminando na 4ª colocação entre as mulheres, aproximadamente 30 minutos atrás da campeã, a francesa Clémentine Geoffray. O resultado só não foi melhor por causa de um tombo nos primeiros quilômetros, que quase comprometeu toda a prova da saltense.
“No terceiro quilômetro, entramos num pasto e o atleta que estava em minha frente deu uma escorregada e bateu nos meus bastões. Me assustei e acabei tropeçando numa árvore, travando a articulação do meu pé e isto me deixou com uma dor bastante aguda. Mas minha preparação estava boa e foquei no objetivo de terminar abaixo de 4h25m. Num contexto geral consegui melhorar minha marca de 2021 e novamente fui a melhor sul-americana da prova, trazendo um resultado histórico para o Brasil”, contou a atleta ao PRIMEIRAFEIRA.
Diferentemente de outras provas, a corredora conseguiu ter um período de ambientação ao país europeu. Porém, quis o destino que, justamente no dia da prova, o clima desse uma reviravolta. “Estava muito bem-preparada e ambientada com o local. Esses dias tinham sido de muito calor, mas justamente no dia da prova, o clima era de chuva, frio e nevasca. Além do desafio de subir 2.400 metros no acumulado, precisei suportar o frio no topo das montanhas, o que não estou acostumada”.
Agora, a atleta mira suas atenções para a UTMB Brasil, prova com a chancela da competição que participou na França, que realiza sua primeira edição em solo tupiniquim. Giovanna irá desafiar os 107 quilômetros pelas trilhas cariocas, para confirmar sua vaga no UTMB do próximo ano. “Em Paraty farei os 107 km e tentarei vaga para a principal prova da UTMB na França (100 milhas)”.

COMPARTILHE