Sistema funcionará de segunda a sexta das 10h às 16h, e sábado, das 10h às 13h; grupos com isenção precisam fazer cadastro
A cobrança de tarifa do estacionamento rotativo no Centro de Salto, a conhecida Zona Azul, começa nesta sexta-feira (1º). O serviço funciona desde novembro em caráter experimental como forma de readaptar o hábito dos motoristas locais, já que eles ficaram mais de dois anos sem a utilização das vagas delimitadas. O serviço funcionará de segunda a sexta, das 10h às 16h, e sábado, das 10h às 13h.
“O período de 90 dias foi importante para ajustar o sistema e realizar a divulgação do estacionamento rotativo, a fim de dar prazo para que o aplicativo fosse baixado e para a adaptação dos cidadãos”, explicou o Executivo saltense.
Os motoristas terão de pagar R$ 1,50 por hora para utilizar as vagas oferecidas (com um limite máximo de duas horas para a mesma vaga). E para utilizar o serviço é preciso o cadastramento no aplicativo Conect Digital ou em um dos 15 pontos de venda para a aquisição dos créditos e cadastramento do veículo. Confira a lista dos pontos de venda.
O condutor que, por algum motivo, não ativar o aplicativo do estacionamento rotativo, deverá realizar o pagamento em um prazo máximo de 24 horas após a utilização da vaga (pelo aplicativo ou nos pontos de vendas), a fim de regularizar a situação e evitar multa por infração de trânsito.
Idosos, PCDs, mães com criança de colo até um ano e grávidas a partir da 20ª semana de gestação poderão solicitar a isenção do pagamento. Para isso, deverão realizar o cadastramento do veículo previamente no Atende Fácil, levando os documentos necessários para cada situação (a documentação necessária pode ser conferida no site da Prefeitura de Salto, através do endereço www.salto.sp.gov.br). A administração voltou a alterar o que havia decidido. Agora a orientação aos idosos e PCDs é que também façam o cadastramento do veículo no aplicativo.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, idosos e PCDs poderão ficar por tempo indeterminado nas vagas exclusivas identificadas, sem necessidade de uso do aplicativo. Caso utilizem as vagas comuns, é preciso ativar o aplicativo e a permanência é de somente duas horas. Tanto em um quanto em outro caso caso, será necessário o cadastro no Departamento de Trânsito no Atende Fácil.