Psicóloga dá dicas de como lidar com esse sentimento e aconselha os pais sobre como demonstrar segurança e apoio para as crianças
O ano letivo na cidade começa oficialmente nesta segunda-feira (5) e, junto com a volta às aulas, os sentimentos de ansiedade e nervosismo acompanham boa parte das crianças e adolescentes e até mesmo de pais por conta desse calendário.
A psicóloga clínica Elaine Santos conversou com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA e explicou que é normal as crianças e adolescentes ficarem ansiosos com esse momento, já que muitas vezes terão que conviver e lidar com pessoas que ainda não conhecem e, muitas vezes também, deixar de conviver com aquelas que já conheciam. Entretanto, quando a ansiedade persiste e se transforma em medo, ou causa sintomas físicos, como agressividade, choro sem motivo, ânsia, alteração de sono ou apetite, é necessário procurar ajuda de um profissional para evitar que a situação fique pior.
Elaine Santos explica que nesse momento os pais precisam explicar para seus filhos como esse período escolar é importante para o desenvolvimento deles e mostrar que estão à disposição para ajudá-los nas dificuldades que aparecerem. Além disso, outra dica é incluir as crianças na organização dos materiais e uniforme para que eles transformem o sentimento de ansiedade em entusiasmo.
Muitas vezes os pais também se sentem ansiosos e nervosos com a volta às aulas e esse sentimento pode ser ainda mais forte quando é o primeiro ano de aula dos seus filhos. Mas, a dica para os pais também é entender a importância desse período escolar para seus filhos e entender que nesse ambiente eles irão construir vínculos e formar novas amizades. Além disso, a psicóloga explica que a adaptação das crianças acontecerá de forma natural.
Outra dica para os pais é sempre observar seus filhos e sempre perguntar como eles estão se sentindo e dar liberdade para que eles possam conversar e tirar dúvidas com os pais sempre que necessário. É importante também sempre colocar a saúde mental das crianças e dos adolescentes antes das notas, sabendo lidar com contratempos que podem acontecer e priorizando sempre o bem-estar dos filhos.