A Polícia Civil de Salto apreendeu nove pássaros de diversas espécies nativas que estavam em gaiolas em uma residência no Jardim Itaguaçu. As aves pertenciam a um aposentado de 65 anos e não apresentavam sinais de maus tratos.
Com informações da irregularidade, os policiais foram até a residência onde encontraram as aves em gaiolas na garagem. O aposentado confirmou a propriedade e disse ter capturado os animais em um terreno vizinho, onde mantém uma horta.
Ele utilizava uma arapuca para capturar as aves e levava-as para sua residência com o intuito de cuidá-las. Ele disse não ter o conhecimento de que as aves eram nativas, nem de que sua atitude era ilícita.
Foram apreendidos cinco canários da terra, um pássaro da espécie bigodinho, dois da espécie coleirinha e um da espécie cravina. Outros seis canários belgas, que também pertenciam ao aposentado, possuem criação permitida e, portanto, permaneceram aos cuidados do homem.
Ele foi conduzido até a Delegacia de Policia de Salto, onde prestou depoimento e foi liberado. As aves foram encaminhadas ao Núcleo da Floresta, um centro de reabilitação de animais silvestres.