Cidades

Interligadas

Bonecões da Barra foram abandonados e estariam deteriorados, segundo secretária

Uma das maiores tradições de Salto, os bonecões da Barra estão destruídos e deteriorados. A informação foi dada pela secretária de Comunicação e Turismo, Iara Bortoluci, em reuniões junto aos vereadores na sexta-feira (6).

Iara deixou claro que o Carnaval não ocorreu em 2025 por falta de recursos financeiros, mas ressaltou que os bonecões não poderiam ser utilizados devido ao seu estado de conservação. “Os bonecões estão destruídos. Eles ficaram abandonados e na chuva no prédio da antiga sede da Secretaria de Cultura, que estava abrigando o Centro Pop”, explicou.

A situação parece ser tão complicada que a pasta não conseguiu selecionar cinco bonecões intactos para utilizar em uma feira dedicada ao Turismo da qual a secretaria participará. Segundo Iara, a secretaria deve utilizar recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Funtur) para a reforma de pelo menos os 5 necessários para a exposição.

Planetário e outros espaços

A secretária também esclareceu sobre a situação de pontos turísticos. Sobre o planetário, o equipamento deve ser terceirizado, mas para isso, o município deve cumprir alguns objetivos propostos em uma carta de intenções firmadas pela gestão anterior junto ao empresário que construiu a obra, como melhorias na via de acesso e a contratação de equipe especializada.

Sobre o banheiro público do Complexo da Cachoeira, Iara afirmou que o local está pronto, aguardando apenas a visita de técnicos do Dade para a liberação do espaço. Já sobre o Memorial do Rio Tietê, já há um projeto para abertura, recriando o museu e ampliando o espaço do artesão.

Por fim, sobre o Museu da Água, a Prefeitura discute o encerramento do contrato com a empresa responsável, com os pagamentos devidos, para então iniciar a demolição do que já havia sido construído, já que o terreno não está apto para uma construção.

COMPARTILHE