A Prefeitura de Cabreúva divulgou um comunicado em suas redes oficiais na segunda-feira (19), informando que o kit do Programa Amor de Mãe, distribuído pelo Fundo Social a todos os bebês nascidos na Santa Casa da cidade não serão destinados para mães de bebês reborn.
O kit contém itens de primeira necessidade, como fralda, talco, banheira, cobertor, pomada, bolsa, lenços umedecidos e outros mantimentos. O comunicado da Prefeitura de Cabreúva escancarou um debate que tomou conta das redes sociais nos últimos dias.
Vídeos de mulheres que levavam seus bebês hiper realistas a consultas médicas na rede básica de saúde, ocupavam assentos preferencias em ônibus e até mesmo disputas judiciais pela guarda da “filha reborn” ganhou repercussão e provocou uma série de polêmicas.
Parlamentares apresentaram pelo menos três projetos de lei sobre o uso de benefícios por mães de bebê reborn, um deles prevê até mesmo a aplicação de multa para quem tentar tirar vantagem nas filas preferenciais.
O que são bebês reborn?
Obebê reborné umaboneca hiper-realista feita à mãoe criada para se parecer ao máximo com um bebê de verdade. Ela possui detalhes como a pele macia e com textura; veias, dobrinhas e rugas aparentes; olhos brilhantes e cabelo implantado fio a fio; peso semelhante ao de um recém-nascido; sons, movimentos e até respiração simulada (em modelos mais avançados)
A técnica usada para produzir essas bonecas é conhecida comoreborning. O processo pode ser feito a partir da transformação de uma boneca comum ou por meio da criação artesanal com moldes devinil ou silicone de alta qualidade.