Cidades

Interligadas

Calor extremo obriga Saae a interromper o abastecimento de água a partir de hoje

O aumento no consumo de água devido às altas temperaturas registradas nos últimos dias obrigou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, a adotar uma medida emergencial para manter o nível dos reservatórios: a partir de hoje, terá início uma paralisação programada em todas as regiões.
A distribuição de água será interrompida todos os dias e em todas as regiões, tanto naquelas abastecidas pela ETA Bela Vista quanto pela ETA João Jabour. O fechamento dos reservatórios se iniciará às 13h e as reaberturas, sequenciais, a partir das 18h. À meia-noite se inicia então outra paralisação geral do fornecimento para recuperação de nível; a partir das 5h, os reservatórios começarão a ser reabertos.
Os horários foram definidos pelo Saae com base no monitoramento das oscilações de consumo e com o objetivo de impactar o menos possível a rotina doméstica dos saltenses.
A medida deverá ser repetida nos próximos dias até que haja a queda das temperaturas e a estabilização pela demanda de água. “Hoje, os reservatórios da cidade não estão dando conta de suprir (a demanda de água)”.
O Saae alerta que, apesar dos horários informados, a água deverá levar um pouco mais de tempo até chegar nas torneiras. “A extensa tubulação de água leva um tempo para se pressurizar por completo após a reabertura de um reservatório. O intervalo, portanto, entre a reabertura e a chegada efetiva da água nas torneiras varia conforme a localização do imóvel”.
O Saae pede a colaboração da população neste momento para que não lave a calçada ou o automóvel com mangueira e não encha piscinas, uma vez que durante o último final de semana, as localidades que mostraram o maior aumento do gasto de água foram em chácaras e casas de veraneio. A recomendação é que seja feita reserva de água nas caixas e a sua utilização com o máximo de prudência, apenas nas tarefas em que ela é realmente indispensável.
Ao perceber um desperdício, deve-se entrar imediatamente em contato com o Saae e denunciar. Os telefones são (11) 9 9984-3028 (WhatsApp), em que é possível enviar fotos e vídeos do flagrante, e 0800 7796 300, para emergências.

COMPARTILHE