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Campanha ‘Ajude Certo’ incentiva cidadãos a acionarem serviços sociais para pessoas em situação de rua e vulneráveis

A Secretaria de Ação Social e Cidadania da Prefeitura lançou a campanha Ajude Certo, que incentiva os cidadãos a acionarem os serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Depois que a Secretaria recebe essa demanda, funcionários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) realizam uma abordagem social oferecendo apoio e serviços necessários.
Esses serviços têm como objetivo resgatar a cidadania dessas pessoas e guardá-las de violações de direitos. Os profissionais do Suas articulam contatos com familiares, realizam o Cadastro Único dessas pessoas e oferecem encaminhamentos para outros setores. Esses profissionais incluem assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais. A Secretaria informou que 516 abordagens já foram realizadas neste ano e dessas, 187 foram após o início da campanha. Além disso, desde maio, a Secretaria conta com uma equipe exclusiva para a Abordagem Social.
A pasta também destacou que não consegue mensurar quantas pessoas em situação de rua Salto possui, porque essas pessoas não se fixam, muitas apenas passam pela cidade. Apesar disso, a Secretaria informou que há registros de números consideráveis de atendimento no Centro Pop, que realiza acolhimento para pessoas em situação de rua, e na Casa de Passagem, que oferece jantar e pernoite para essas pessoas.
Em 2021, quando iniciou o serviço do Centro Pop, 286 atendimentos foram registrados. Já em 2022 houve um grande aumento e 1.373 atendimentos foram feitos. Até o momento, neste ano, o Centro Pop realizou 760 atendimentos.
Quem encontrar pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade ou que tenham tido seus direitos violados, pode entrar em contato com os serviços oferecidos pela Secretaria: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atende pessoas em situações de violações de direitos e funciona na Rua Joaquim Nabuco, 11, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4029-4643.
Já o Centro Pop, que oferece atendimento para pessoas em situação de rua, funciona na Rua Fagundes Varella, 75, Jardim Três Marias, no mesmo horário que o Creas. O telefone para contato é 4029-5053. Por fim, a Casa de Passagem, que oferece jantar e pernoite para pessoas em situação de rua, funciona todos os dias, das 18h às 8h, na Rua Fagundes Varella, 77, Jardim Três Marias.

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