Folia será realizada entre sábado e terça-feira na Passarela do Samba montada na Avenida dos Migrantes e no bairro da Barra
A Passarela do Samba está montada para os festejos do Carnaval saltense. A folia começa neste sábado (10) na Avenida dos Migrantes, que, durante quatro dias homenageará o criador dos bonecões da Barra, Álvaro Ribeiro, após escolha em votação popular.
Os bonecões, aliás, serão a grande atração do Carnaval na cidade, mantendo uma tradição de mais de 70 anos. Neste ano, a novidade serão os bonecões em formatos de dinossauro, em referência ao sucesso da reabertura do Parque Rocha Moutonnée. Além disso, um dos bonecões será menor que os tradicionais, possibilitando a participação de crianças.
O time dos bonecões, que conta com várias personalidades, como Pelé, Neymar, Derci Gonçalves, Urubatão, entre outros, abre o Carnaval em Salto, a partir das 19h30, ao lado da Corte do Carnaval. Em sequência, a partir das 20h, haverá o desfile da Escola de Samba Mocidade Independente, que neste ano levará em seu enredo, uma homenagem aos 60 anos do Jornal Taperá.
Após a passagem da escola, os bloquinhos carnavalescos entram na avenida. Serão 12 bloquinhos, entre eles o Bloco Zé do Burro, A Girafa e o Bloco do Chapéu. Eles levarão à avenida temas como a consciência negra, futebol, culturas e as maravilhas da cidade.
A mesma sequência será repetida na segunda-feira (12). Já no domingo (11) e na terça-feira (13), a folia vai até o bairro da Barra, onde os bonecões voltam ao seu local de origem, desfilando pela região. No domingo (11), o destaque fica para o concurso de fantasias, nas modalidades infantil e adulto. Os interessados em participar deverão se inscrever no local, das 14h às 15h. A eleição das melhores fantasias ocorrerá às 15h30. Na Passarela do Samba haverá música e dança para os foliões curtirem os festejos. O som, nas matinês e nas noites, será comandado por DJ Jones.
Segundo o secretário de Cultura da Prefeitura, Oséas Singh Jr., a expectativa para o Carnaval em Salto são as melhores possíveis. “Pela primeira vez na história de Salto teremos 12 blocos, além da Escola de Samba. Além disso, ao menos 5 mil pessoas a mais devem estar presentes em relação ao ano passado, que teve 25 mil pessoas. Contudo, isto dependerá da condição do tempo. Não havendo chuva, o público certamente será maior”, disse à reportagem do PRIMEIRAFEIRA.
O secretário também falou sobre a folia no bairro da Barra, mantendo as origens do Carnaval local. “É a maior tradição do Carnaval saltense. Foi lá que tudo começou há mais de 70 anos. O legal é que haverá um link da Barra com a Passarela do Samba, que neste ano leva o nome de Álvaro Ribeiro, o criador dos Bonecões. Vamos mantê-los lá na Barra, mas também vão para a Passarela do Samba. No total serão 24 desfilando e 3 em exposição na Estação do Trem”, afirmou.