Cidades

Interligadas

Cemaden liga alerta para situação de seca extrema na região

As cidades da região estão entre as 1.024 do país que foram classificadas em situação de seca extrema ou severa, segundo dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal e que monitora a estiagem pelo país. O levantamento é baseado em dados do primeiro semestre. Em 2023, no mesmo período, apenas 45 cidades estavam nesses níveis de seca.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto, no primeiro semestre de 2024 choveu 508 milímetros, cerca de 48% a menos que o mesmo período do ano passado, quando choveu 755,3 milímetros. Os dados são do posto pluviométrico da ETA Bela Vista.

A última chuva significativa na cidade foi entre os dias 8 e 10 de julho, quando choveu 41,3 milímetros, quase o esperado para todo o mês de julho.

Até o momento, o Saae não tem previsão de adotar um sistema de rodízio no fornecimento de água. Conforme informou a autarquia, os reservatórios da cidade estão com níveis satisfatórios. Diferentemente do que acontece, por exemplo, em Itu, quando a prefeitura decretou intervenção nos reservatórios particulares por causa da estiagem.

COMPARTILHE