A discussão sobre a ampliação dos cemitérios atuais ou a construção de um novo cemitério em Salto se arrasta há algum tempo. E a vida útil deles está com os dias contados. Segundo informações da Empresa Funerária Saltense, no cenário atual, a previsão é de que até 2027 os cemitérios não tenham mais capacidade de novos enterros.
De acordo com dados fornecidos pela empresa, em resposta a requerimento solicitado por vereadores, existem atualmente 62 jazigos construídos para a venda da concessão. Todos eles estão no Cemitério do Éden, já que o Cemitério da Saudade não tem mais espaço para a construção de novos jazigos.
Entretanto, a empresa ressaltou que há ainda espaço para a construção de mais jazigos no Cemitério do Éden, enquanto no Cemitério da Saudade, apesar de não haver espaço para novos jazigos, há espaço para novos sepultamentos.
Procurada, a Prefeitura não respondeu aos questionamentos do PRIMEIRAFEIRA sobre a ampliação dos cemitérios atuais ou a construção de um novo cemitério. O Executivo também não informou quais medidas podem ser adotadas caso haja lotação máxima nos cemitérios.