O Centro Obstétrico do Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat passará por reformas e ampliações para melhorar o atendimento às gestantes. A obra custará R$ 348.920,01 e, desse valor, R$ 250 mil são de recursos destinados pela Deputada Estadual Marina Helou (Rede) e o restante é proveniente de contrapartida municipal. A obra terá início nos próximos dias e a previsão é que termine em até seis meses após a emissão da ordem de serviço. A Secretaria de Saúde da Prefeitura informou que nenhum paciente será prejudicado com a reforma.
Na quinta-feira (14), engenheiros da Prefeitura e da Empresa CPO Projetos e Obras Ltda realizaram uma visita técnica no local, juntamente com o secretário de Saúde, Márcio Conrado, e sua equipe de gestores; o Diretor Geral do Hospital, Fábio Pereira de Almeida; e pelo Diretor Técnico e Médico, Dr. Marcelo Gama. As salas já existentes no Centro Obstétrico passarão por reformas e o projeto conta ainda com uma sala de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto humanizada.
O secretário de Saúde, Márcio Conrado, destacou a importância da sala de parto humanizado. “Entendo o parto como um momento fundamental para a relação entre mãe e filho, no qual a mulher é a protagonista. No parto humanizado, a mulher escolhe como quer esse parto, recebendo carinho e orientação da equipe de saúde para garantir a segurança dela e do bebê”, disse o secretário.
Além disso, será feita uma reforma na sala de observação, sala de enfermagem e demais espaços como recepção, consultório médico, sala de espera, copa e banheiros, além da adequação de sala para exame de cardiotocografia das gestantes.
“A reforma garante que a mulher seja respeitada no processo do parto. A pessoa que recebe atendimento médico está em uma situação vulnerável e é o momento em que ela tem que ser melhor acolhida, lembrando que as diretrizes do Ministério da Saúde sobre parto humanizado foram lançadas em março de 2017”, afirma o Diretor Técnico e médico Ginecologista do Hospital Municipal, Dr. Marcelo Gama.