Cidades

Interligadas

Chuvas no Rio Grande do Sul devem causar aumento de preços de alimentos

As fortes chuvas registradas no Rio Grande do Sul e que levaram o Estado à uma situação de calamidade pública devem causar aumento nos preços de diversos alimentos, como: arroz, leite e derivados, além de frutas e hortaliças. Essa previsão é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, a Fecomercio-SP.

Segundo a Fecomercio, esse aumento deve ocorrer tanto pela perda de produtos, como também os impactos que devem surgir no transporte de mercadorias. Entre os produtos que devem ser mais afetados estão os derivados de leite e arroz.

“O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país e, embora pouco mais de 80% da safra tenha sido colhida, ainda não dá para saber se os estoques foram atingidos ou quanto da parcela restante foi perdida”, explicou a federação em nota.

A produção de leite também deve ser impactada por diversos fatores, desde a perda de vacas e de pastos, como a ingestão, por esses animais, de água sem qualidade. Além disso, frutas como: maçã, uva e pêssego, que são tradicionais no Rio Grande do Sul, devem ter suas produções e transporte afetados devido à interdição das estradas, impactadas pelos estragos e também pelo deslocamento dos caminhões que estão sendo usados para prestar apoio à população.

COMPARTILHE