Segundo dados obtidos pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA junto à Secretaria de Saúde de Salto, a cobertura vacinal contra a febre amarela está abaixo da meta estipulada pelo estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde em Salto.
Em 2024, 75,44% do público-alvo recebeu a dose da vacina. O recomendado é que 95% da população dentro da faixa etária tenha se vacinado contra a doença.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo explica que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença e faz parte do calendário de imunização. A recomendação da vacina varia conforme a idade da pessoa.
•Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
•Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.
•A partir de 60 anos a vacina é aplicada mediante orientação médica.
Segundo informações do Ministério da Saúde a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquitoAedes aegypti.
Cobertura vacinal infantil
A cobertura vacinal do calendário básico infantil em 2024registrounúmeros que superam os 90% das crianças imunizadas. Segundo o Ministério da Saúde, ameta de cobertura vacinal infantil é de95% para a maioria das vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A BCG tem uma cobertura vacinal de 104%, enquanto a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, tem 98,86% das pessoas imunizadas. Outras vacinas estão próximas da meta, como a meningocócica C (94,08%), pentavalente (93,74%), poliomielite (93,54%) e rotavírus (92,40%).