Na presença de importantes lideranças públicas e políticas do Brasil e de São Paulo, a cidade de Itu recebeu na segunda-feira (3) a 7ª edição do Fórum Paulista de Desenvolvimento – Fopa 2025.
O fórum contou com uma série de debates sobre as estratégias de crescimento econômico e social com foco em sustentabilidade, inovação,turismo, segurança e empreendedorismo, além de ter um espaço destinado às lideranças femininas.
O evento realizado na sede da Prefeitura de Itu contou com a participações de nomes como o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o procurador Geral da República entre 2019 e 2023, Augusto Aras, e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
Também estiveram presentes o empresário Agostinho Turbian, presidente da GCSM, Tathiana Hardt
Souto Turbian, presidente do GCSM Mulher e CEO do Grupo Innsbruck; Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo; e Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp(Federação da Agricultura e Pecuária) e Senar(Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de SP).
O Fórum Paulista de Desenvolvimento é idealizado e promovido pelo GCSM (Global Council for Sustainable Management), unidade de negócios do Grupo Innsbruck, um dos principais do segmento empresarial de incentivo ao networking e ao empreendedorismo do país, reconhecido por realizar eventos com repercussão nacional e internacional, além de atuar no segmento editorial.


Desenvolvimento nacional e para a região
Uma das figuras mais importantes do evento foi o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que prometeu uma atenção especial para com a segurança hídrica de São Paulo, citando indiretamente a obra da Barragem do Piraí.
Alckmin também falou sobre assuntos de destaque nacional, como importância da Indústria para o desenvolvimento do país, com investimento em inovação e incentivos; e a redução de taxas para veículos considerados sustentáveis. O vice-presidente ainda mencionou a COP -30, que começa nesta semana em Belém (PA), e a importância da redução do desmatamento, e a abertura do Brasil para novas exportações.