A Câmara de Vereadores de Salto criou uma comissão para acompanhar o Estado de Emergência no abastecimento hídrico municipal. Os vereadores têm a missão de acompanhar, analisar e fiscalizar as ações, medidas e providências adotadas pela Prefeitura.
Integram a comissão os vereadores Almir da Adega (PRD), Edemilson Pereira (Podemos), Edival Pereira Rosa, o Preto (União Brasil), Henrique Balseiros (PL), Luzia Vidal (PSB) e Rogério Pinheiro (Solidariedade). Os nomes foram indicados pelo presidente da Câmara, Clayton Bispo, atendendo a um pedido do prefeito Geraldo Garcia, conforme informações divulgadas pela própria Câmara.
Entretanto, a criação dessa comissão acabou deixando de fora vereadores que se posicionam como oposição a algumas ações da atual gestão municipal. Os vereadores Antônio Moreira (PL), Arildo Guadagnini (Democracia Cristã), Dra. Grazi (PSB) e Chell Oliveira (PT) não foram convidados a participar. Os quatro vereadores estiveram, na semana passada, na sede do Saae e constataram a ausência do superintendente e de diretores da autarquia, em meio ao pico dos problemas hídricos.
Em contato com a reportagem, os vereadores Antônio Moreira e Chell Oliveira confirmaram não terem sido convidados para a reunião realizada na última segunda-feira (5), nem para integrar a comissão. “Conforme apurado, apenas vereadores que integram a base do governo foram convidados. Tal postura revela o afastamento do prefeito de um diálogo efetivamente democrático, sobretudo com mandatos que divergem de seus métodos de gestão e da condução administrativa”, afirmou Chell.
Ainda conforme o vereador, a formação da comissão não teria respeitado as diretrizes do Regimento Interno da Câmara. No parágrafo 1º do artigo 37, da Seção V, que trata das comissões de representação, está previsto que “a nomeação dos membros assegurará a representação proporcional dos partidos”.
Procurada por meio da assessoria de imprensa da Câmara, a presidência da Casa de Leis não explicou os motivos pelos quais os referidos vereadores não foram convidados a participar da comissão.