Cidades

Interligadas

Como desacelerar a mente

Depois de um dia exaustivo de trabalho, estudo e de lidar com as pressões e cobranças do dia a dia, o que mais se deseja é descansar, se desconectar da vida profissional e cuidar de si. Esse é um objetivo diário que muitas pessoas buscam, mas nem todas conseguem relaxar a mente de maneira eficiente por conta do estresse, da ansiedade, dos pensamentos acelerados e da mente agitada gerada pela rotina.
O resultado é a exaustão física e emocional, o que fazem com que muitos deixem de cuidar da sua saúde física e mental, abdicando de hobbies e outras atividades rotineiras, perdendo a oportunidade de ter tempo com qualidade com a família e amigos. São pessoas que não conseguem se desligar e descansar.
Portanto, desacelerar a mente é necessário e deve se fazer com frequência, pois, se conseguirmos separar alguns minutos por dia, teremos resultados, como melhora da concentração, foco no presente e nas atividades, diminuição do cansaço mental, tomada de decisões mais assertivas, redução do estresse, controle da ansiedade, ampliação das emoções positivas, melhora na qualidade do sono, aumento da produtividade, dentre outros.
Algumas medidas que podem nos ajudar a diminuir os pensamentos acelerados, acalmar a nossa mente e melhorar a saúde física, mental e emocional.
•Meditação – Uma prática diária de 12 a 20 minutos para praticantes iniciantes tem benefícios comprovados pela ciência, proporciona tranquilidade, relaxamento, benefícios cognitivos e psicológicos. A prática é recomenda para todas as pessoas, em todas as faixas etárias.
•Esteja presente – Uma mente agitada com pensamentos acelerados está no passado ou presente, portanto, é importante realizar atividades que te tragam para o presente. Traga a atenção para o momento presente.
• Estabeleça uma agenda e defina prioridades – Faça uma lista das atividades que precisa realizar e priorize. A organização é o ponto-chave para o sucesso, maior produtividade, menor preocupação, trazendo objetividade.
• Faça pausa em sua rotina – Utilize alguns minutos do seu dia para fazer atividades que goste, que te traga relaxamento, como ler um livro, ouvir uma música ou observar a natureza.
• Desconecte-se – Deixe o celular e eletrônicos de lado ao realizar tarefas que não os envolvam e estipule um horário do seu dia para não utilizar. Os aparelhos eletrônicos não ajudam a acalmar a mente devido ao excesso de informações e consome muito tempo do seu dia.
• Faça terapia – Inicie um processo terapêutico com psicólogo para te auxiliar, compartilhe o que está sentindo e o que está sendo prejudicial para sua saúde mental e emocional.
Outras dicas que podem te ajudar são: A prática de atividades físicas, hobbies, qualidade do sono, ter um tempo para você, vínculos sociais profundos e saudáveis, alimentação saudável e equilibrada, contato com a natureza, espiritualidade saudável, pensamentos otimistas, lazer e prática da gratidão diariamente.
Não deixe de colocar as dicas em prática! São importantes para promover saúde mental, física e bem-estar emocional. Cuidar de si não é exagero e, sim, fundamental, é um respeito e demonstração de amor próprio.

COMPARTILHE