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Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho

Sentir emoções faz parte do ser humano. Não importa o quanto você tente, não pode simplesmente apertar um botão quando chega ao trabalho e desligar suas emoções. 

Disseminou-se um mito de que as emoções não pertencem ao trabalho, e em geral isso nos leva a considerar, equivocadamente, que profissionalismo é o mesmo que ser estoico ou mesmo frio, mas pesquisas mostram que, quando nossos colegas deixam cair a máscara da aparência profissional, ficamos muito mais inclinados a acreditar no que eles nos falam. Nos sentimos conectados às pessoas à nossa volta, nos esforçamos mais, desempenhamos melhor, e em geral somos mais amáveis.

Então podemos aprender como acolher e lidar com as emoções no ambiente de trabalho. Isso não quer dizer que você deve se tornar uma pilha de sentimentos. Há uma linha entre o compartilhamento, que constrói confiança, e o excesso, que a destrói. Se subitamente deixar seus sentimentos correrem soltos no trabalho, e der às pessoas mais informação do que elas pediram, você deixará os outros desconfortáveis e vai se autossabotar. Provavelmente será visto como fraco ou sem autoconsciência, então, tudo bem dizer que não estava se sentindo bem a noite passada. Existe um largo espectro de expressão emocional.

De um lado, temos as pessoas que têm dificuldade de falar sobre seus sentimentos, e do outro temos os superemotivos, que constantemente compartilham tudo que se passa com eles, e nenhum dos dois gera um ambiente de trabalho saudável. Então qual é o equilíbrio entre esses dois extremos? Algo chamado de vulnerabilidade seletiva. Vulnerabilidade seletiva é abrir-se priorizando a estabilidade e segurança psicológica, tanto para você como para seus colegas.

Felizmente, com prática, todos podem aprender a ser seletivamente vulneráveis. Portanto, sinalize seus sentimentos sem se tornar emocionalmente contagiante. Mau-humor contagia, e mesmo sem verbalizar seus sentimentos, é possível que sua linguagem corporal ou suas expressões revelem o que sente. Se estiver reagindo a algo não relacionado ao trabalho, o trânsito, por exemplo, sinalize isso. Não precisa entrar em detalhes. 

Se você pensa em compartilhar, coloque-se no lugar do outro. Se você vai dizer algo que vai te ajudar a sentir-se mais apoiado e a entender melhor a situação, vá em frente e compartilhe. Mas, se você não tem certeza, melhor deixar como está. 

Tire um tempo para refletir sobre a expressão emocional que você leva para o trabalho todos os dias. Se costuma compartilhar demais, tente se controlar. E se você for um pouco mais reservado, encontre momentos em que pode abrir-se com seus colegas e ser um pouco vulnerável. Provavelmente isso fará uma grande diferença na reação das pessoas. E a vulnerabilidade seletiva pode se tornar uma de suas ferramentas mais valiosas.

“Material apenas informativo”
Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220
Psicóloga

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