Em certa ocasião, uma família britânica foi passar as férias na Alemanha. Em um dos passeios a família se deparou com uma pequena casa de campo, que pareceu ótima para passarem as férias de verão.
Conversaram com o proprietário, um pastor protestante, e pediram que lhes mostrasse a casa. A residência agradou aos visitantes ingleses, que combinaram de ficar com ela para o verão próximo.
Regressando à Inglaterra, se lembraram de um detalhe importante que não tinha sido observado: onde ficava o WC.
Escreveram uma carta para o pastor dizendo que não tinham notado onde ficava o WC (sigla para banheiro, em inglês).
O pastor, não compreendendo o sentido da abreviatura WC e julgando tratar-se da capela da seita inglesa “White Chapel”, assim respondeu:
– Gentil Família, recebi a carta de vocês e tenho o prazer de comunicar-lhes que o local a que se referem, fica a 12 km da casa. Isto é muito cômodo, sobretudo se tem o hábito de ir lá frequentemente. Nesse caso, é preferível levar comida para ficar o dia todo. Alguns vão a pé, outros vão de bike. Há lugar para 400 pessoas sentadas e 100 em pé. Os assentos são de veludo. Recomenda-se chegar cedo para arrumar lugar sentado.
E continuou:
– As crianças permanecem ao lado dos adultos e todos cantam em coro. À entrada, é fornecida uma folha de papel a cada pessoa, mas, se chegar depois, pode usar a folha do vizinho ao lado. Tal folha deve ser devolvida na saída para ser usada durante o mês.
Recomendou ainda:
– Tudo o que é recolhido é para as crianças pobres da região.
Depois finalizou:
– Fotógrafos especiais tiram flagrantes para os jornais da cidade, de modo que todos possam ver seus semelhantes no cumprimento de um dever tão honrado…