Cidades

Interligadas

Confira como foi o Carnaval em Salto

SUCESSO DE PÚBLICO
O Carnaval de Rua de Salto superou as expectativas em 2024 e atraiu mais uma vez um grande público. Apenas no sábado (10), segundo informações da Polícia Militar, foram 15 mil pessoas que acompanharam os desfiles dos bonecões, da Mocidade Independente e também dos bloquinhos. “Levando em consideração que no ano passado a polícia avaliou em 8 mil presentes na primeira noite, neste a folia atraiu quase dobro de público. Outro aspecto que chama a atenção é o volume de crianças no dia do desfile, resgatando a participação das famílias e das brincadeiras com o rodopio dos bonecões”, afirmou o secretário de Cultura, Oséas Singh Jr.

ESCOLA DE SAMBA
A Mocidade Independente foi a única escola desfilando na Passarela do Samba, neste ano com o enredo homenageando os 60 anos do Jornal Taperá. Na avenida, alas contando sobre o passado, desde os guaianazes, os fatos e personagens históricos, além dos fundadores do jornal Januário Manuel Carola (Nenê), Edmur Ignácio Sala e Valter Lenzi. Segundo o presidente da escola, Marcelo Mello, estar na avenida foi, mais uma vez, uma grande satisfação. “Navegamos contra a maré de tudo para fazer as coisas acontecerem. Graças a Deus deu tudo certo e mais um ano entregamos um grande desfile”.

BLOQUINHOS NA AVENIDA
Mais uma vez, os bloquinhos foram um sucesso na Passarela do Samba Álvaro Ribeiro, cada um com seu ritmo e com sua alegoria. O bloco Zé do Burro, um dos mais tradicionais recordou Sinhá Moça, enquanto o bloco A Girafa retratou, em forma de música, a Consciência Negra. A animação continuou com blocos ligados a bairros e a torcidas organizadas do futebol local, levando os mais diversos temas à avenida. Foram 12 blocos, sendo que dois são oriundos de antigas escolas de samba.

BONECÕES DA BARRA
Como acontece todos os anos, os Bonecões da Barra foram a sensação do Carnaval saltense. Neste ano, a novidade ficou por conta de dois novos bonecões em formato de dinossauro, um deles carregado por Gabriel de Barros, que voltou a participar do Carnaval, em grande estilo. “Este ano foi meu retorno ao Carnaval de Salto. Eu desfilei até meus 17 anos e hoje, 12 anos depois, retornei à avenida. Aceitei desfilar com o dinossauro por ser uma novidade e também por estar homenageando o Parque Rocha Moutonnée”.

CONCURSO DE FANTASIA
Outra atração do Carnaval de Salto foi o concurso de fantasias, que movimentou a criançada e também os adultos no domingo (11), no bairro da Barra. Não faltou criatividade, com fantasias dos mais diversos estilos, representando inúmeros personagens. O Carnaval com essas fantasias em seu local de origem, a Barra, levou mais de mil pessoas nos dois dias em que ocorreu. Além das fantasias, não poderia faltar a presença dos Bonecões da Barra, desfilando e encantando o público.

REI E RAINHA
Eleitos pelos quesitos Arte de Sambar, Simpatia, Desenvoltura e Beleza, a rainha Elana Soares e o talentoso rei Lucas Batista abriram o Carnaval de Rua de Salto. “Você passando e o povo te aplaudindo é uma sensação muito boa e muito satisfatória”, disse Elana, em sua primeira participação. Já Lucas, foi para sua segunda vez no desfile. Em 2023 ele foi o príncipe do Carnaval saltense. “Foi indescritível sentir toda essa energia do público. O Carnaval é isso”.

ORGANIZAÇÃO
Marco Stefano, diretor de departamento da Secretaria de Cultura e um dos organizadores do Carnaval em Salto, falou sobre entregar mais um grande evento ao público. “Organizar o Carnaval aqui é muito bacana. Nossa ideia era retomar o Carnaval família. Ano passado todos ficaram apreensivos pela mudança de local, mas deu certo. E esse ano o público foi ainda maior. Então quer dizer que deu certo. Aqui conseguimos ver as crianças brincando com os bonecões, que no outro espaço não era possível”.

COMPARTILHE